Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como acabar com o problema do mau hálito e manter uma boa saúde bucal

Postado em 14/06/2019



Essa é uma pergunta que certamente muita gente faz, principalmente depois de comer alguns alimentos. O mau hálito pode acabar com aquela conversa boa, um encontro ou até uma reunião de negócios. O pior é que o mau hálito pode acontecer com qualquer pessoa por conta da falta de higiene bucal ou por problemas estomacais. É necessário o esforço de escovar bem os dentes e usar fio dental regularmente.

Partículas de comida que se alojam entre os dentes e a placa bacteriana que se forma na linha da gengiva são alguns fatores que podem causar o mau hálito. Doenças como infecções pulmonares, insuficiência renal crônica e refluxo dos ácidos estomacais também produzem odores. Por fim, o ato de fumar, além de fazer mal à saúde, resseca a boca e contribui para a doença periodontal.

 

Para combater o mau hálito e se livrar desses vilões, existem maneiras de refrescar a boca, mas sem o uso de nenhum químico nocivo para isso. Confira algumas dicas essenciais:

 

- Escovar os dentes depois de toda refeição. E certifique-se de que sua escova está em bom estado, porque, caso contrário, ela não vai alcançar as áreas mais difíceis da boca.

- Spray de própolis: em sua grande maioria, ele é composto de ingredientes como mel e extrato de própolis e tem diferentes sabores, como gengibre, menta, malva, romã e hortelã - todos naturais e eficientes para aliviar mau hálito e dor de garganta.

 

- Raspador de língua: pode ser de plástico ou de metal. Ele desliza sobre a língua para remover as células e bactérias mortas.

 

- Fio dental: remove a placa bacteriana e alimentos que passam despercebidos na hora da escovação e que ficaram presos entre os dentes. Uma dica é manter o fio dental sempre com você. Como ele é pequeno, é possível carregá-lo no bolso.

 

- Água: beba bastante água e evite tomar muito café, refrigerante e bebida alcoólica. A água remove resíduos alimentares e evita formação de placa bacteriana na língua;

 

- Goiaba: a fruta que não está madura ajuda a combater o mau hálito porque contém ácidos tânicos;

 

- Anis (erva-doce): a semente dessa planta pode auxiliar na redução das bactérias presentes na boca;

 

- Clorofila: na forma líquida ou em pastilhas, a clorofila tem um efeito desodorizante contra o mau hálito;

 

- Chá de cravo: é um poderoso antisséptico. Basta separar três cravos inteiros ou ¼ de colher de chá de cravo moído em duas xícaras de água quente e deixe em infusão por 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Depois, despeje em uma peneira fina e use como bochecho ou gargarejo duas vezes ao dia;

 

- Limão: a junção de limão e sal, se você aguentar ingerir, vai ajudar a retirar o hálito de alho e/ou cebola.

 

É muito importante que todos cuidem muito bem da saúde bucal e não deixe em segundo plano. Sua saúde sempre em primeiro lugar!